Neurologia

Dra. Magda Rocha de Andrade - Neurologista

Dra. Magda Rocha de Andrade – Neurologista

A neurologia é uma especialidade médica que trata de doenças do sistema nervoso (cérebro, medula, etc ), dos nervos e músculos do corpo humano. O médico neurologista  trata de desmaios, convulsões, epilepsia, dores de cabeça, como enxaquecas, e outras doenças do sistema nervoso.

 

PERFIL

DRA. MAGDA ROCHA DE ANDRADE

Neurologista – CRM 19896

Graduação: Faculdade de Medicina – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Especialização – Serviço de Neurocirurgia e Neurologia da Santa Casa de Belo Horizonte – RQE 18210

Curso de Especialização em Neuropatologia pela UFMG

Mestrado em Patologia Geral pela UFMG

Ex-Professora Assistente na Residência de Neurologia da Santa Casa de Belo Horizonte e no Curso de Graduação de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas

Membro Efetivo da Liga Brasileira de Epilepsia e do Centro de Estudos da Santa Casa de Belo Horizonte

Diretora Responsável pela Clínica Tomus  – Exames e Consultas Especializados

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS 

Médica Assistente do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, de janeiro de 1990 a julho de 2002.

Professora Colaboradora da Fundação Lucas Machado da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, de junho de 1991 a fevereiro de 2002.

Médica plantonista em Neurologia no Pronto Atendimento do Hospital São Lucas, Belo Horizonte, de agosto de 1997 a julho de 2002.

Médica plantonista em Neurologia no Hospital Municipal de Sete Lagoas, de julho de 1996 a fevereiro de 1997.

Médica (Neurologia) do Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, no período de agosto de 1994 a junho de 1996.

 

FILIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADES CIENTÍFICAS

Membro efetivo do CENTRO DE ESTUDOS DA CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF NEUROPATHOLOGYZurich, Alemanha.

Membro da ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS.

Membro da SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIASão Paulo.

 

CARREIRA UNIVERSITÁRIA

CURSO SUPERIOR: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), período de 1981 a 1986.

Estagiária Bolsista de Medicina (concursada): Centro Psicopedagógico (Hospital de Neuropsiquiatria Infantil) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG (1985)Estagiária Bolsista de Medicina: Fundação  Mendes  Pimentel  –  Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional de  Minas  Gerais,  Hospital  Antônio  Moreira ltda, (1984 a  1985)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROLOGIA, Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987 a 1989).

Médica Assistente Voluntária do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Faculdade de Ciêncips Médicas de Minas Gerais( 1987 a 1990)

Médica Assistente Efetiva do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990 a 2002)

Professora Colaboradora da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais( 1991 a 2002)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPATOLOGIA,  sob a orientação do Professor José Eymard Homem Pittella, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais(1992 a 1994),  como bolsista do CNPq.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO) EM· PATOLOGIA GERAL, – MESTRE EM CIÊNCIAS, da Faculdade  de Medicina  da  Universidade  Federal de Minas Gerais, Departamento de Anatomia Patológica  e Medicina Legal – Laboratório de Neuropatologia. Orientador: Prof. José Eymard Homem Pittella. Título da Dissertação de Mestrado: IDENTIFICAÇÃO IMUNOHISTOQUÍMICA DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS NA PAREDE DAS ARTÉRIAS LENTÍCULO-ESTRIADAS, LEPTOMENÍNGEAS E CORTICAIS EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL. SIGNIFICADO DESSES ACHADOS PARA A GÊNESE DAS LESÕES VASCULARES. Período: de fevereiro de 1994 a maio de 1997. Bolsista do CNPq de fevereiro de 1994 a outubro de 1996.

 

FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PROFISSIONAL

Formação científica em Neurologia com os professores: José Gilberto  de Souza, Carlos Batista A. de Souza, Carlos Eduardo C. Coelho, Atos Alves de Souza, Marcelo Gabriel Vega Perazzo, Antônio Pereira Gomes Neto, Gervásio

  1. C. Carvalho – professores do Serviço de        Neurologia e  Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, período de fevereiro de 1987 a dezembro de 1989.

Formação em Neuropatologia com o professor José Eymard Homem Pittella, professor titular do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, período de fevereiro de 1992 a fevereiro de 1994. Bolsista do CNPq.

Formação em Patologia Geral, Curso de Pós-graduação (Mestrado) com os professores do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, período de fevereiro de 1994 a maio de 1997.

 

ATIVIDADES EM CURSO DE GRADUAÇÃO

 Aulas de Semiologia Neurológica e discussão do quadro clínico-neurológico e tratamento de pacientes atendidos no Ambulatório  Affonso Silviano  Brandão com os alunos do quinto ano do Curso de Medicina, como professora Colaboradora da Disciplina de Neurocirurgia da Fundação Lucas Machado da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, de·junho de 1991 a fevereiro de 2002.

 

ATIVIDADES EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO/ ORIENTAÇÃO DE  RESIDENTES

Médica Assistente Efetiva do Curso de Especialização em Neurologia  e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte como: professora das disciplinas de Neuroanatomia, Neuropatologia e Semiologia Neurológica; preceptori  e residentes  auxiliando em  atividades  na enfermaria de Neurologia e Neurocirurgia e coordenação de sessões anátomo-clínicas, de setembro de 1990 a julho de 2002. (Atualmente Licenciada).

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS

SOUZA, A. A., VEGA, M. G., DANTAS, F. R., ANDRADE, M. R. Neurinoma intramedular. Relato de casoArquivos Brasileiros de Neurocirurgia, Rio de Janeiro, 9:169-174, 1990.

SOUZA, A. A., DANTAS, F. R., SOARES, A. C. L., CARVALHO, G. T. C., NETO, P., ANDRADE, M. R. Cisto enterogênico intra-espinhal. Relato de casoArquivos Brasileiros de Neurocirurgia, Rio de Janeiro, 12:57-63, 1993

 

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS E PUBLICADOS EM ANAIS E SUPLEMENTOS

 

 ANDRADE, M. R., CAETANO, M. C. Levantamento epidemiológico e laboratorial da doença de Chagas na comunidade de Cruzeiro da Prata e arredores do Distrito de Presidente Olegário, Minas Gerais. ln: ENCONTRO SUL MINEIRO DE CARDIOLOGIA, nº 9, 2 a 5 de outubro de 1986,i Caxambu, Minas Gerais. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE,  M. R., NETO,  A. P.  G. Neurocisticercose cerebral e tratamento com praziquantel. Relato de 10 casos. ln: SIMPÓSIO DE; NEUROCISTICERCOSE. CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS, 4 a 5 de março de 1988, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R.,  PERAZZO,  M.  G.  V.  Cefaléia  e  aneurismas  cerebrais. Estudo de 50 casos consecutivos. ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, nº 13, 22 a  27  de  setembro  de  1990,  São  Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R., PERAZZO, M. G. V., SOUZA, A: A.,CARVALHO, G.T. C., GUSMÃO, S. N. S., PITTELLA, J. E. H., MOREIRA,; P. R. A. A report of two cases of brain and duramater involvement in Schistosomiasis Mansoni. ln: SECOND NEUROPATHOLOGY INTERNATIONAL SCIENTIFIC EXCHANGE, 20 a 22 de abril de 1992, Niterói, Rio de Janeiro. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PERAZZO, M.G.V., ANDRADE, M. R.,PITTELLA, J. E.H.,CARVALHO, G. r. e., SOUZA, A. A., BAR,ROS, J. A. Tumoral mesencephalyc and thalamic form of paracoccidioidomyco.ses ln: SECOND NEUROPATHOLOGY INTERNATIONAL SCIENTIFIC  EX ,ijÃNGE,  20 a 22 de  abril de 1992, Niterói, Rio de Janeiro. Apresentado como tema  livre e publicado nos Anais do Congresso.

MIRANDA, D., ANDRADE, M. R., PITTELLA, J. E. H. Hamartoma astrocitário da retina.  Relato de um  caso.  ln:  1  REUNIÃO  DA  SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIA, 24 a 25 de abril de 1993, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R., PITTELLA, J. E. H., GUSMÃO, S. N. S. Necrose antiga do putâmen, bilateral e simétrica. Considerações etiológicas e fisiopatológicas a propósito de um caso autopsiado. ln: 1 REUNIÃO  DA  SOCIEDADE BRASILEIRA DE  NEUROPATOLOGIA,  24  a 25 de abril  de  1993,  Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., GUSMÃO, S. N. S., ANDRADE, M. R. Estudo da frequência das alterações neuropatológicas relacionadas com a lesão axonal difusa. Análise de 114 indivíduos falecidos em acidente de trânsito. ln: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 25 a 30 de junho de 1993, Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e·publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., ANDRADE, M.R., GUSMÃO, S. N. S. Encefalopatia de Wernicke manifestando-se em paciente comatoso após acidente de trânsito. ln: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 25 a 30 de junho de 1993, Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., ANDRADE, M.R., GUSMÃO, S. N. S. Hematoma cerebral associado com angiopatia amilóide cerebral  em paciente  falecido  em acidente de trânsito. Relato de um caso necropsiado.  ln:  XIX  CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 25 a 30 de junho de11993, Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., GUSMÃO, S. N. S., ANDRADE, M. R. Traumatismo crânio­ encefálico em acidente de trânsito: aspectos clínicós e anátomo-patológicos gerais em 114 indivíduo  necropsiados  em  Belo Horizonte,  Minas  Gerais.  ln: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 26 a 30 de junho de 1993, Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., ANDRADE, M.R. Mielopatia !associada co HTLV 1  – Paraparesia Espástica Tropical. Estudo de um caso necropsiado. ln: XIX CONGRESSO J3RASILEIRO DE PATOLOGIA, 25. a 30 de junho de 1993, Santos, São Paulo. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.·

PITTELLA, J.E.H., ANDRADE, M.R., PERPÉTUO,F. O. L., HERVAL,  L.M. A., BEDRAN,  J. N. Adenocarcinoma pouco diferenciado  metastático em astrocitoma  anaplásico.  Relato  de um   caso e revisão  da  literatura.  ln:  II  REUNIÃO DA SOCIEDADE  BRASILEIRA  DE NEUROPATOLOGIA,  São  Paulo,  30  a 1 de maio, de 1994. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H., GUSMÃO, S. N. S., ANDRADE, M. R. Achados neuropatológicos em 120 vítimas de  acidente  de  trânsito.  ln:  XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 a 8 de setembro de 1994. Apresentado como tema  livre  e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, J. E. H.,GUSMÃO, S.  N.  S., ANDRADE,  M. R.  Lesão  hemorrágica focal múltipla: estudo de 15 vítimas fatais de acidente de trânsito. ln: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, :Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 a 8 de  setembro  de  1994.  Apresentado  como  tema  livre  e  publicado nos Anais do Congresso.

GUSMÃO, S. N. S., PITTELLA, J. E. H., ANDRADE, M.- R. Lesão axonal difusa: estudo  em  120  vítimas  fatais  de  acidente de trânsito.   ln:  XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA  Belo Horizonte,  Minas Gerais, 3 a 8 de setembro de 1994. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

GUSMÃO, S. N. S., PITTELLA, J. E. H., ANDRADE, M. R. Associação  de  hematoma extradural  e lesão  axonal difusa no  acidente  de  trânsito  fatal.  ln: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 a 8 de  setembro  de  1994.  Apresentado  como  tema  livre  e  publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R., GUSMÃO, S. N. S., PITTELLA, J. E. H. Associação de hematoma subdural e lesão axonal difusa no acidente de trânsito fatal. ln: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 a 8 de setembro de 1994. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R., GUSMÃO, S. N. S., PITTELLA, J. E. H. Contusão cerebral e explosão lobar em 120 vítimas fatais de acidente de trânsito. ln: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 a 8 de setembro de 1994. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

PITTELLA, E. H., ANDRADE, M. R., AZEVEDO JÚNIOR, G. M., LOBO, N. C., VIEIRA,,.ilin. C. Forma tumoral da encefalite chagásica diagnosticada à autópsia em paciente com transplante cardíaco e tra;tamento imunossupressor. ln: 3ª. REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE. NEUROPATOLOGIA, Rio de Janeiro, 28 a 30 de abril de 1995. Apresentado como tema livre e publicado nos Anais do Congresso.

ANDRADE, M. R, PITTELLA, J. E. H. ldentificação  imunoistoquímica  de proteínas plasmáticas na parede das artérias  lentícula-estriadas, leptomeníngeas e corticais em pacientes com hipertensão arterial. Significado desses  achados para a gênese  das lesões vasculares.  ln:  21° CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 1 EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS APLICADOS  À PATOLOGIA, Brasília, 30 a 04 de maio de 1997. Apresentado como tema livre  e  publicado   nos   Anais   do  Congresso.   Trabalho   selecionado   entre   os melhores, de um total de 424 inscritos, tendo recebido, MENÇÃO HONROSA

ANDRADE, M. R, PITTELLA, J. E. H. Fisiopatologia das lesões arteriais da hipertensão arterial. ln: XII CONGRESSO DO CENTRO DE ESTUDOS EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, Varginha, 30 de julho a, 01 de agosto de 1998. Apresentado como tema livre.

ANDRADE, M. R. Doença de Alzheimer. ln: VII CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA E li CONGRESSO DE CEFALEIA, Belo Horizonte, 15 a 17 de novembro de 2001. Apresentado como Conferência na Mesa Redonda: Demências.

 

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, MESAS REDONDAS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS

 

SIMPÓSIO A MORTE E O SUICÍDIO. Centro de Estudos do Hospital Mater Dei, Congressista , 16 a 18 de Agosto de 1984, Belo Horizonte, Minas Gerais

CURSO BÁSICO DE PSIQUIATRIA INFANTIL, Centro Psicopedagógico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), janeiro a dezembro de 1985. Belo Horizonte, MG. Bolsista concursada.

CURSO DE NEUROLOGIA INFANTIL, Comitê de Neurologia da Sociedade Mineira de Pediatria, 23 a 26 de abril, 1985. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

CURSO DE ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA, Comitê de Alergia e Imunologia da Sociedade Mineira de Pediatria, 19 a 2·1 de março de 1986. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

SIMPÓSIO NACIONAL: EPILEPSIA NA INFÂNCIA, Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria  Infantil,  3  a  5  de  julho  de 1986.  Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

42° CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1O a 14 de agosto de 1986. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

9° ENCONTRO SUL MINEIRO DE CARDIOLOGIA, Sociedade Sul Mineira de Cardiologia, 2 a 5 de outubro de 1986. Caxambu, Minas Gerais. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROLOGIA, Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, de fevereiro de 1987 a dezembro de 1989.

ENCONTRO INTER-REGIONAL DE NEUROCIRURGIA, Academia Brasileira de Neurologia, 1 a 3 de maio de 1987. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

II CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA, Sociedade  Mineira  de Neurologia, 27 a 29 de agosto de 1987. Juiz de Fora,  Minas  Gerais. Congressista e participante dos cursos: ATUALIZAÇÃO EM EPILEPSIA E  CIRURGIA E CLÍNICA DE NERVOS PERIFÉRICOS.

II CONGRESSO NEUROLÓGICA DO CENTRO DE E  NEUROCIRÚRGICA DA CLÍNICA CASA DE  MISERICÓRDIA DE  BELO  HORIZONTE,  21  a  22 jde agosto, 1987. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

SIMPÓSIO  DE  NEUROCISTICERCOSECONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS. Grupo de Trabalho  de  Líquido  Cefalorraqueano  da Academia Brasileira de Neurologia, 4 a 5 de março de 1988. São Paulo. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

II CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 25 a 27 de março de 1988. Ribeirão Preto, São Paulo. Congressista.

CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIRURGIA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS, 18 a  21  de  maio de 1988.  Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM NEUROLOGIA INFANTIL, Comitê de Neurologia da Sociedade Mineira de Pediatria, 21 a 24 de junho de 1988. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

13° CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, Academia Brasileira de Neurologia, 22 a 29 de setembro de  1988.  São Paulo.  Congressista  e assistente dos cursos: – EPILEPSIA 1 (TEMAS LIVRES), 13 – EPILEPSIA II (DIAGNÓSTICO), CURSOS 1 15 – DOENÇAS NEUROMUSCULARES e II, respectivamente.

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIRURGIA,    Centro  de Estudos  da   Santa  Casa  de   Misericórdia   de Belo Horizonte, 4 a 9 de setembro de 1989. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista e integrante do CURSO DE NEUROPATOLOGIA.

VI SIMPÓSIO DE CEFALEIA,  Sociedade Brasileira e Cefaleia e Enxaqueca, 24 a 25 de novembro de 1989. São Paulo. Congressista.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM NEUROCIRURGIA,Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, 1O ,de agosto de 1990. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

14° CONGRESSO  BRASILEIRO  DE  NEUROLOGIA, Academia Brasileira de Neurologia, 22  a 29 de setembro  de 1990. Rio de Janeiro. Congressista, participante dos cursos de NEUROPATOLOGIA, NEURO-GENÉTICA, CEFALALGIAS e apresentadora de Tema Livre.

SECOND NEUROPATHOLOGY INTERNATIONAL SCIENTIFIC EXCHANGE, Sociedade Brasileira de Neuropatologia, 24  a 25  de abril  de 1992.  Niterói,  Rio de Janeiro. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

VI  CONGRESSO  DO  CENTRO  DE  ESTUDOS  DA  CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, 30 de julho a 1 de agosto de 1992.  Belo Horizontª, Minas Gerais. Congressista.

1ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIA, Sociedade Brasileira de Neuropatologia, 24 a 25 de abril de 1993. São Paulo. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

VII CONGRESSO  DO  CENTRO  DE   ESTUDOS   DA   CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRURGIA  DA  SANTA  CASA  DE  MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, 28 a 31 d julho de 1993.  Montes Claros, Minas Gerais. Congressista e conferencista· apresentando os temas: NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS TUMORES  DO  SISTEMA  NERVOSO CENTRAL FISIOPATOLOGIA DA AIDS.XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, .Sociedade Brasileira de Patologistas, 25 a 30 de junho de 1993. Santos, São Paulo. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIRURGIA, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 30 de agosto a 3  de setembro de 1993. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

2ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIA, Sociedade Brasileira de Neuropatologia, 30 de abril a 1 de maio de 1994. São Paulo. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

3ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIA, Sociedade Brasileira de Neuropatologia, 28 a 30 de abril de 1995. Rio de Janeiro. Congressista e apresentadora de Tema Livre.

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, Sociedade Brasileira de Neurologia, 3 a 8 de setembro de 1994. Fortaleza, Ceará. Congressista e participante do curso RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ENCEFÁLICA.

XX   CONGRESSO   BRASILEIRO   DE   NEUROCIRURGIA,   Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 3 a 8 de setembro de 1994. Belo Horizonte, Minas Gerais. Co-autora de Temas livres.

1°  SIMPÓSIO  NACIONAL  SOBRE  NOVOS  CONCEITOS   EM NEUROLOGIA e 5° CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA, Sociedade Mineira de Neurologia e Academia Brasileira  de Neurologia,  14 a 17 de  junho  de 1995. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista. ;

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, Sociedade Brasileira de Patologia, 29 de julho a 1 de agosto de 1995. Belo Horizonte, Minas Gerais Congressista e participante do curso NEUROPATOLOGIA.

IX CONGRESSO  DO  CENTRO  DE  ESTUDOS   DA   CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA DA . SANTA  CASA  DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, 7 de setembro  de  1995.  Pouso Alegre, Minas Gerais. Congressista e conferencista apresentando o tema: NEUROPATOLOGIA DA EPILEPSIA.

IlI CURSO DE NEUROTRAUMA E URGÊNCIAS NEUROLÓGICAS DO HOSPITAL JOÃO XXIII, Associação Médica de Minas Gerais, 2 a 4  de  novembro de 1995. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

4ª. REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPATOLOGIA, Sociedade Brasileira de Neuropatologia, ·de 13 a 14 de abril de 1996. Congressista.

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 30 de abril a 04 de maio de 1997. Brasília, Distrito Federal. Congressista, conferencista e ganhadora de PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA.

X CONGRESSO DO CENTRO DE ESTUDOS DA CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, 08 de maio de 1996.  Belo Horizonte,  Minas Gerais.  Congressista e conferencista  apresentando o tema: XANTOASTROCITOMA PLEOMÓRFICO.

XII CONGRESSO  DO  CENTRO  DE  ESTUDOS   DA   CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA DA , SANTA CASA  DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, 30 de julho a 01 agosto de 1998. Varginha, Minas Gerais. Congressista e conferencista apresentando o tema: CLASSIFICAÇÃO DOS TUMORES CEREBRAIS. Apresentadora do tema livre: FISIOPATOLOGIA DAS LESÕES ARTERIAIS NA HIPERTENSÃO ARTERIAL.

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA 29 de agosto a 03 de setembro de 1998. São Paulo. Congressista e participante dos Cursos: DROGAS ANTIEPILÉPTICAS. SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS e EPILEPSIAS  REFRATÁRIAS Ã TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA.

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA E II ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 07 A 12 de outubro de 2000. Salvador, Bahia. Congressista e participante dos cursos: NEUROPATIA PERIFÉRICA 1, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO, NEUROANATOMIA FUNCIONAL, TERAPÊUTICA NEUROLÓGICA ATUAL E EPILEPSIA I ATUALIZAÇÃO, ASPECTOS CLÍNICOS E MÉTODOS DIAGNÓSTICOS.

VII CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA E li CONGRESSO DE CEFALEIA, Belo Horizonte, 15 a 17 de novembro de 2001. Congressista e apresentadora na Mesa Redonda: Demências – Aspectos Neuropatológicos.

IlI CURSO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ELETRO ENCEFALOGRAFIA, 27 a 30 de abril de 2002. Fortaleza. Curso com carga horária de 23 horas.

I ENCONTRO DE APRIMORAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 12 a 15 de março de 2003, Guanhães, Minas Gerais. Congressista e apresentadora do tema ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR.

XVIII CONGRESSO DO CENTRO DE ESTUDOS DA CLÍNICA NEUROLÓGICA  E NEUROCIRÚRGICA  DA SANTA CASA  DE BELO  HORIZONTE, 1 CONGRESSO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DO HOSPITAL LIFECENTER,  01  a 03  de  julho  de  2004. Belo Horizonte, Minas Gerais. Congressista.

II ENCONTRO DE APRIMORAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,  25  a  28 de agosto de 2004, Guanhães, Minas  Gerais.  Congressista  e  apresentadora dos temas AVALIAÇÃO NEUROPSIQUIÁTRICA · DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZADO e EPILEPSIA E APRENDIZADO – ESTIGMA NA SOCIEDADE.

III ENCONTRO DE APRIMORAMENTO  EM EDUCAÇÃO  ESPECIAL,  11 a 14 de maio de 2005, Guanhães, Minas Gerais. Congressista e apresentadora dos temas TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE, ORIENTAÇÕES NEUROLÓGICAS – CUIDADOS  COM  A  CRIANÇA ESPECIAL, SÍNDROME NORMAL DA ADOLESCÊNCIA, DROGAS, SEXUALIDADE E AGRESSIVIDADE.

XI CONGRESSO NACIONAL DA FENASP – Federação Nacional das Associações Pestalozzi, 29 de outubro a 1° de novembro de 2005, Niterói, Rio de Janeiro. Congressista e participante dos Curso de Reabilitação e Educação (24 horas/aula).

IX CONGRESSO MINEIRO DE NEUROLOGIA, Hospital Life Center, Belo Horizonte, 24 a 26 de novembro de 2006. Congressista:.

 

DISTINÇÕES NA CARREIRA UNIVERSITÁRIA

Bolsista do  CNPq  no  Curso  de  Aperfeiçoamento  em  Neuropatologia  de fevereiro de 1992 a fevereiro de 1994. Belo Horizonte, Minas Gerais.

MENÇÃO HONROSA no XXI Congresso Brasileiro de Patologia: trabalho selecionado entre 424 resumos inscritos sendo selecionado entre os cinco melhores na categoria de Patologia Humana com o  tema: IDENTIFICAÇÃO IMUNOISTOQUÍMICA DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS NA PAREDE DAS ARTÉRIAS LENTÍCULO-ESTRIADAS, LEPTOMENÍNGEAS E CORTICAIS EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL. SIGNIFICADO DESSES ACHADOS PARA A GÊNESE DAS LESÕES VASCULARES